Navigation Menu+

O que é o P.I.E.?
Prontuário de Instalações Elétricas

 

 

O que é o P.I.E.?

É o Prontuário de Instalações Elétricas, um conjunto de procedimentos, instruções técnicas, administrativas de segurança e saúde que a empresa mantém para proteger o trabalhador dos riscos elétricos.

 

Para que serve?

A empresa deverá organizar o PIE com o fim de disponibilizar ao trabalhador todas as informações necessárias a sua segurança, provar ao MTE o atendimento aos requisitos da NR10 e provar que todos os serviços são executados segundo procedimentos definidos e seguros.

 

Quem deve fazer?

Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o P.I.E. atualizado.

 

Conheça mais detalhes dos itens que compõem o PIE:

Conjunto de procedimentos = Procedimentos físico e digital de Inspeção, manutenção e instalação de equipamentos elétricos.

Instruções técnicas = Instruções do fabricante para manuseio e operação de equipamentos elétricos.

Instruções administrativas de seguranças = Procedimentos físico e digital de segurança baseado nas normas aplicáveis

Documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos

Especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental:

    Epis & Epcs – Devem ter a documento contendo especificação e proteção para risco elétrico comprovados mediante certificado de isolamento.

    Ferramental – Devem ter documento proteção para risco elétrico comprovada mediante certificado de isolamento. Em áreas classificadas, as ferramentas devem ser do tipo não faiscante comprovada mediante certificado.

Sobre a mão de obra: é obrigatório possuir documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados

Certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas = Documentação comprobatória que o equipamento passou por testes e ensaios e está em conformidade com o risco local

Relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações e cronogramas de adequações.